Dúvidas frequentes

Perguntas frequentes

Qual a idade para doação?


Você deve ter entre 18 e 69 anos desde que a 1° doação tenha sido feita até os 60 anos. Se for menor de idade com 16 ou 17 anos é necessário a autorização do responsável. (Clique aqui para imprimir o termo)




Qual o peso mínimo para doar?


Seu peso deve ser superior a 50 kg para homens e 55 kg para mulheres.




De quanto em quanto tempo posso doar?


  • Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias.
  • Se mulher, deve ter doado há mais de 90 dias.




Estou grávida, posso doar?


não estar grávida, não estar amamentando, já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto.




Tive hepatite, posso doar?


Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade.




Estive em região de malária, posso doar?


Se você não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 12 meses.




Fiz Endoscopia, posso doar?


Não ter realizado Endoscopia ou Colonoscopia nos últimos 6 meses.




Tenho tatuagem / piercings, posso doar?


Não! Se você tem tatuagens e/ou piercings recentes (menos de 1 ano).




Recebi transfusão de sangue, posso doar?


Não! Se você recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados no último ano.




Fiz consumo de bebidas alcoólicas, posso doar?


Não! se voce ingeriu bebidas alcoólicas nas 12 hs que antecedem a doação.




Preciso estar em jejum?


você deve estar alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas após a última refeição.




Não dormi durante a noite, posso doar?


você deve ter dormido pelo menos 6hs nas 24hs que antecedem a doação.




Sou fumante, posso doar?


Não deve ter fumado na 1 (uma) hora que antecede a doação.




Quais são os tipos de doação?


Existem 2 tipos de doação: Sangue Total, é coletado aproximadamente 480 ml de sangue em bolsa com anticoagulante para preservação do sangue e a Aférese onde é coletado apenas um hemocomponente (plasma, plaquetas, hemácias), através de um processo de centrifugação do sangue total, este demora em torno de 1h30.




Após a doação o que é feito com o sangue?


É fracionado em quatro partes, Concentrado de Hemácias, Plasma fresco congelado, Crioprecipitado e Concentrado de Plaquetas, ou seja 1 bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. Antes das transfusões são realizados testes sorológicos: Hepatite B e C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV, HTLV; pesquisa da Hemoglobina S e de biologia molecular. Somente bolsas negativas para todos os testes são encaminhadas para os hospitais.




Pra que serve cada hemocomponente?


Concentrado de hemácias: são células sanguíneas responsáveis pelo transporte do oxigênio para todo o corpo humano. É utilizado em anemias agudas como as causadas por hemorragias que ocorrem, por exemplo, em acidentes ou cirurgias com grande perda de sangue.
Concentrado de plaquetas: é o componente de cor amarelo claro, responsável por um dos mecanismos de coagulação que impedem a continuidade do sangramento, formando um tampão nos vasos sanguíneos. É utilizado em caso de alteração da função ou diminuição do número de plaquetas, como ocorre em leucemias e em tratamentos com quimioterapia.
Plasma fresco congelado: é a parte líquida do sangue, amarelo clara e que contém fatores de coagulação que assim como as plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue. É utilizado em sangramento e deficiência de vários fatores de coagulação como as que ocorrem em grandes cirurgias e distúrbios de coagulação adquiridos.
Crioprecipitado: é um precipitado originado do descongelamento do Plasma fresco congelado em temperatura de 4° C, rico em fator VIII, fator XIII e fibrinogênio. É utilizado em pacientes com deficiência de fatores de coagulação (fibrinogênio e fator XIII).




Qual a validade do sangue? E como é armazenado?


Concentrado de hemácias – 35 a 42 dias (Depende da solução de conservação); É armazenado em geladeira com temperatura de 2ºC a 6ºC. Concentrado de plaquetas – 5 dias; É armazenado em temperatura ambiente de 20ºC a 24ºC. Plasma fresco congelado – 1 ano; É armazenado na câmara fria a uma temperatura de 20ºC negativos. Crioprecipitado – 1 ano; É armazenado em câmara fria a uma temperatura de 20ºC negativos.
Pelo fato do concentrado de plaquetas ter uma validade curta, é imprescindível que os doadores compareçam regularmente ao banco de sangue, pois uma redução no comparecimento afeta rapidamente o estoque de plaquetas necessário para atender os pacientes.




Quanto tempo demora para que meu organismo reponha o volume de sangue coletado?


O volume de plasma é reposto em 24 horas, as plaquetas se restabelecem em alguns dias e os glóbulos vermelhos em 4 semanas. Por esse motivo, a doação de sangue só deve ser realizada a cada 60 dias para os homens, até quatro vezes no ano e 90 dias para as mulheres, ate três vezes ao ano.




É seguro doar sangue?


É um procedimento simples e seguro, mas eventualmente o paciente pode manifestar reações adversas devido à redução transitória de seu volume sanguíneo ou de origem psicológica, que podem ser: palidez, sudorese, náusea, queda de pressão. Todo o material utilizado é estéril descartável. Os profissionais que atendem são capacitados para seguir os procedimentos que garantam a segurança do doador, com supervisão médica especializada durante todo o processo.




Quais os custos associados ao sangue?


De acordo com o 4 § do art 199 da Constituição Federal é vedado todo tipo de comercialização do sangue e seus componentes; os custos com a captação, seleção e coleta de sangue, processamento do sangue, exames sorológicos e Imunohematologicos, distribuição dos hemocomponentes, gerenciamento e execução dos serviços de agencia transfusional não são considerados como a comercialização do sangue. Os bancos de sangue são remunerados apenas pela realização de todos esses procedimentos. O sangue não é cobrado, pois é um bem tão precioso que não tem preço.




Tenho outras dúvidas sobre doação de sangue, o que devo fazer?


Caso possua outras dúvidas sobre doação de sangue, entre em contato conosco, mande sua pergunta que nossos profissionais entraram em contato para tirar todas as suas dúvidas.




Quais os exames realizados e quanto tempo leva para sair os resultados?


Os exames realizados são, Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV, HTLV I/II, NAT HIV, NAT HCV e NAT HBV, os resultados dos exames levam até 10 dias úteis.




Quem tem diabetes pode doar sangue?


Poderá doar se a pessoa com diabetes estiver controlando a doença apenas com alimentação ou hipoglicemiantes orais e não apresentar alterações vasculares. Caso tenha utilizado insulina uma única vez, não poderá doar.





© 2019 Banco de Sangue Paulista - Todos os Direitos Reservados