Doação de plaquetas

Perguntas frequentes

Plaquetas X Sangue:


As plaquetas são componentes do sangue que atuam na coagulação (Auxiliam no controle do sangramento). Uma única doação de plaquetas por aférese, equivale de 06 a 08 doações de sangue total. Sua validade é curta, de apenas 5 dias.




Como é feita a doação de plaquetáferese?


A doação de plaquetas por aférese, também chamada de plaquetaférese, é realizada através de um procedimento no qual o sangue do doador passa por um kit (descartável e de uso único) montado em um equipamento específico, onde ocorre a separação do sangue, extração das plaquetas e devolução dos demais componentes sanguíneos para o doador. O procedimento é totalmente seguro e não há risco de contrair qualquer tipo de doença.




Quanto tempo dura o procedimento?


O procedimento leva de 60 à 90 minutos.




Posso doar com qual frequência?


A doação de plaquetas pode ser feita até 24 vezes no ano, 4 vezes no mês com intervalo mínimo de 48 horas entre uma doação e outra. A medula óssea consegue repor rapidamente as plaquetas do doador.




Quais são os pacientes que precisam dessa doação?


A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente os que são submetidos à quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea, cirurgias cardíacas, entre outros.




Quais são os critérios para me tornar um doador?


Os critérios exigidos para doação de plaquetas são os mesmos da doação de sangue, entretanto é necessário que o doador seja avaliado previamente quanto ao acesso venoso, contagem de plaquetas (mínimo 150.000/mm³) e correlação de peso e altura. O candidato à doação não pode ter feito uso de aspirina ou qualquer outro medicamento que contenha AAS na sua composição ou antiinflamatórios nos três dias que antecedem a doação de plaquetas.




Como faço para me cadastrar?


No momento do cadastro, informe a recepcionista sobre o interesse em ser um doador de plaquetas.





© 2019 Banco de Sangue Paulista - Todos os Direitos Reservados